Doença caracterizada pela redução do nível de cálcio no organismo e que resulta em ossos frágeis e quebradiços. Tem causas genéticas e relacionadas ao estilo de vida, tais como alterações hormonais, tabagismo, má alimentação, distúrbios alimentares, falta de vitamina D e sedentarismo.
Esses fatores podem levar a alterações na nossa composição óssea, interferindo no equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea e tornando os ossos mais porosos.
Mais finos e ocos, os ossos ficam mais propensos a fissuras e fraturas, algumas altamente debilitantes, em casos de pancadas, quedas e até mesmo movimentos bruscos.
Impactos da osteoporose:
A osteoporose, em geral, é silenciosa. Se você tem familiares com histórico da doença ou apresenta alguns dos sintomas indicados, procure sua médica endocrinologista para informações e orientações.
Agendamento de consultas:
Toda e qualquer patologia da área de endocrinologia requer inicialmente uma anamnese minuciosa, exame físico direcionado ou completo, exames laboratoriais e de imagem se necessário.
O acompanhamento é a chave de todo o processo, pois a grande maioria das patologias é crônica e não pode ter seu tratamento interrompido.
O tratamento endocrinológico humanizado deve focar na pessoa doente e não na doença, no tratamento preventivo e não deve ser reduzido às prescrições de medicações.