A obesidade é o “acúmulo anormal ou excessivo de gordura que representa um risco para a saúde”, na definição da Organização Mundial da Saúde.
Esse acúmulo, em geral, é medido pelo IMC e pode envolver análise das proporções de cintura e altura, bem como solicitação de exames clínicos complementares
É causada por uma variedade de fatores e não ocorre por falta de vontade de quem a tem, por isso é fundamental realizar um tratamento individualizado, que considere:
Se você é uma pessoa com obesidade, procure orientação endocrinológica. Se você conhece alguém com obesidade e quer ajudá-la, procure informação científica.
Agendamento de consultas:
Toda e qualquer patologia da área de endocrinologia requer inicialmente uma anamnese minuciosa, exame físico direcionado ou completo, exames laboratoriais e de imagem se necessário.
O acompanhamento é a chave de todo o processo, pois a grande maioria das patologias é crônica e não pode ter seu tratamento interrompido.
O tratamento endocrinológico humanizado deve focar na pessoa doente e não na doença, no tratamento preventivo e não deve ser reduzido às prescrições de medicações.