O corpo humano é composto por massa gorda, massa magra e água. É a soma desses compartimentos que determina o peso do indivíduo. Enquanto a massa magra corresponde a todo peso do corpo livre de gordura, como os músculos (massa muscular), órgãos, ossos e pele, a massa gorda refere-se à gordura corporal.
Analisar essa composição corporal é uma das ferramentas que utilizamos para determinar o nível de saúde das pessoas.
Quando se observa excesso de massa gorda, tem-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, além de problemas musculoesqueléticos.
Nesse momento, o acompanhamento com médica endocrinologista para o controle de peso e acompanhamento das alterações hormonais e seus impactos sobre o organismo é importante.
Se você quer controlar o peso para manter sua saúde, procure orientação endocrinológica.
Toda e qualquer patologia da área de endocrinologia requer inicialmente uma anamnese minuciosa, exame físico direcionado ou completo, exames laboratoriais e de imagem se necessário.
O acompanhamento é a chave de todo o processo, pois a grande maioria das patologias é crônica e não pode ter seu tratamento interrompido.
O tratamento endocrinológico humanizado deve focar na pessoa doente e não na doença, no tratamento preventivo e não deve ser reduzido às prescrições de medicações.